terça-feira, 29 de abril de 2008

Serviço Público


As pessoas acham que o serviço público é aquela beleza. Uma tranqüilidade sem fim...Pensam que, ao passar no concurso público, acabou-se o verdadeiro "serviço". E que, na hora que quiserem/puderem, estando no seviço público federal, serão removidos para o local dos sonhos. Quem sabe uma praia paradisíaca onde se trabalha uma vez por semana, ou talvez numa pequena vila perto de Campos do Jordão.

Ledo engano.

Estou para conhecer uma pessoa concursada que fique à toa. Ou que tenha a remoção aprovada ao seu bel prazer (e não o da administração pública).

Vide o concurso que eu fiz. O concurso foi em Brasília. Os cargos eram para Brasília. A sede fica em Brasília.

Aí escuto gente choramingando que não consegue transferência para outras cidades ou para a cidade de origem.

Tenha a santa paciência.

O que a maior parte da população ainda não entendeu é que, apesar das vantagens do serviço público, a globalização já começou a surtir efeito. Se o Brasil não ficar competitivo, vai ficar para trás. Além disso, o próprio concurso já é uma competição. Uma seleção pelosmelhores. A Administração não está mais se dispondo (via de regra) a servir de cabide de empregos. Claro que ainda não trata os funcionários com a ferocidade da iniciativa privada, mas creio que a gente chega lá.

Essa história de Q.I. significando "quem indica" está acabando. Agora existe cumprimento de metas pesando na avaliação semestral e ponto eletrônico. Pasmem, há dois anos eu faço o relatório anual de receitas de onde trabalho. E é contabilizado cada centavo. E estamos batendo recordes de receita. E cortando servidores terceirizados.

Ou seja, a Administração, aos poucos, está cortando os gastos e aumentando os ganhos. E tem gente que pensava, ao fazer o concurso, que ia ser "moleza".

Moleza? Ha, ha, ha. Ok. É mais fácil do que trabalhar na iniciativa privada, confesso.

Já tem gente na gerência, literalemnte, "pedindo para sair". A qualquer custo. Inclusive ao custo de uma licença não remunerada.

Ainda me impressiona que tem gente reclamando que fez o concurso para Brasília e ficou em Brasília...

Ué...faz o concurso pra cidade que você quer!

O mundo é, cada dia mais, de quem faz por merecer.

Nenhum comentário: