quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pedras

Drummond dizia que "tinha uma pedra no meio do caminho". Você ultrapassa uma e outra aparece. Normal. A vida é cheia de idas e vindas e muitas pedras no meio do caminho. Umas são mais fáceis de tirar e outras mais difíceis. Às vezes é tanta pedra que você acha que dá para contruir uma nova Grande Muralha da China, só que ali no seu quintal.

Mas, aí, as pedras somem. Ou você vai tirando uma a uma do seu caminho, vai usando para construir pontes, um poço, enfim, algo útil com elas.

Muitas vezes já sentei com minhas pedras (meus problemas) e fiquei abismada pensando em como iria contornar aquilo tudo. Às vezes dá vontade de desistir e/ou ficar na cama esperando que as pedras sumam sozinhas. Afinal, muitas apareceram sozinhas, não é mesmo?

Há mais de dois anos faço terapia. Falo sobre meus problemas e escuto insights sobre eles. No começo achava que não tava funcionando, que demorava muito para dar resultado, que era palhaçada. Entretanto, conforme fui enfrentando meus problemas, meus fantasmas, minhas perdas e pedras, meus traumas, meus medos, tudo foi ficando mais fácil, pois foi fazendo mais sentido.

No final, sempre existirão pedras. E perdas. E traumas. E a gente vai tendo que aprender a lidar com tudo isso. Com ou sem ajuda.

Nenhum comentário: