quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cozinhar Para Um Não é o Fim

Morar sozinha é ótimo. Ninguém para encher o saco, você faz o que quer, na hora em que bem entende. Eu adoro. Só que na hora de cozinhar é um pouco complicado.

Eu adoro comidas saudáveis (e porcarias também). Uma couve refogada, um brócolis no arroz, uma saladinha de espinafre, um peixe grelhadinho, uma sopa no fim do dia... Só que, morando sozinha, a preguiça de cozinhar é monstra e, além do mais, as receitas que a gente encontra por aí não ajudam. A sopa é pra seis, o arroz dá pra quatro, o risoto, no mínimo, para dois. Aí complica. Vai tentar cozinhar 1/4 de xícara de arroz. Ou comprar verduras no mercado.

Se eu quiser comprar uma alface, sei que vou ter que ficar comendo aquilo por, no mínimo, dois dias, senão estraga na geladeira.

Procurando receitas na internet (práticas, de preferência), deparei-me com uma reportagem no site da Marie Claire americana, dizendo sobre a mulher empurrando um carrinho de supermercado com areia para gatos, um pacote de tampax e umas comidas congeladas. Fiquei ligeiramente deprimida (se é que isso existe!).

É uma mania terrível das pessoas acharem que as mulheres que moram sozinhas (e têm gatos) são mal-amadas, frustradas, etc. Não é assim.

Depois de muita terapia, confesso, sou uma pessoa bem resolvida. Tenho meu canto, um bom emprego, meus gatinhos, uma boa quantidade de bons amigos e um namorado maravilhoso, para quem eu já cozinhei, sim!! Só que, invariavelmente, se decido comer em casa, acabo fazendo algo semi-pronto ou descongelando uma lasanha.

Preconceito pouco é bobagem: Na revista dizia, ainda, que não pode faltar na geladeira de uma mulher solteira/sozinha um pote de sorvete e pasta de amendoim (peanut butter). É a idéia que "já que fica deprimida mesmo..." Fala sério...

Portanto, gostaria de algumas ideias de vocês para cozinhar sem muita lambança coisas pra uma pessoa só. Conforme eu for testando e aprovando receitas que me mandarem por aqui ou que eu encontrar por aí, vou postando. Que tal?

Um comentário:

Julia Reis disse...

Recebi seu texto pela Lu Monte, do Dia de Folga, e gostei bastante. Me identifiquei com seu relato sobre cozinhar pra um (tem dia que a gente não tem saco, tempo e noção de quantidade). Eu tenho um blog (www.boadegarfo.com) com receitas fáceis e, acredite, muitas delas são feitas depois do trabalho. Quando sobra muito, chamo os amigos. Beijos
Júlia Reis