terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Minha Avó - Parte II



Dizem que os filhos mais velhos são os mais inteligentes, os mais independentes, os que mais sabem "se virar". Deus sabe que isso não é verdade para todos, e não é verdade para a prole da minha avó...Mas, era suficientemente verdade para ela.

Lorna, era o seu nome, foi a primeira criança a nascer, numa família de classe média, entre a primeira e a segunda grande guerra. Seu pai, aparentemente, desistiu de ter um herdeiro ao ter a terceira filha. Assim, começou a dispensar à minha avó o tratamento que daria a um...filho. Anos depois, quando nasceu o tão esperado herdeiro, o "estrago" estava feito e, no fundo, acho que ela era mesmo a "menina do papai".

Com isso, ela se metia em enrascadas. Roubava a bicicleta do padre, fazia "indecências" (como andar de maiô de duas peças na praia) e quase era expulsa da escola. Mas...meu avô era amigo e dentista dos padres e das freiras e sempre arrumava umas cadeiras a mais para o bingo.

Assim ela cresceu. Uma moleca antes da palavra existir. Ao mesmo tempo, usando meias de seda nas festas da sociedade. Pois, para o pai dela, nunca deveria faltar um mínimo de conforto a sua família.

Nenhum comentário: