quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um pouco mais de conhecimentos compartilhados...

Fui ao casamento de uma amiga outro dia, onde reencontrei uma conhecida (amiga dela) que certa vez me deu um conselho precioso, apesar de não ter, à época, solicitado qualquer insight. Ou talvez até tenha, mas fato é que, como qualquer jovem estagiária, achava uma grande baboseira quando falavam que dinheiro não resolvia todos os problemas do mundo, sendo que tudo o que eu queria era, bem, ganhar meu dinheiro e, de preferência, uma boa quantia. 

A frase dela (uma pérola que carrego até hoje e que acabei não perguntando se ela ainda se lembra) foi a seguinte: "Se seu(s) problema(s) pode(m) ser solucionado(s) com dinheiro, você não tem problema". Como toda boa jovem estagiária, devo ter ignorado, mas por algum motivo aquilo ficou impregnado no meu ser. Assim como uma outra pessoa, uma amiga, me disse (acho que no mesmo ano) que dinheiro não traz felicidade, traz conforto. 

Pérolas que foram sendo acumuladas com o passar dos anos. 

Hoje, quase 10 anos depois de receber essas pérolas, vejo que, de fato, devo dar ouvidos a quem tem mais experiência do que eu.

Claro que muitos conselhos que ouvimos acabam sendo enviados para a lixeira. Alguns pertencem ali. Como um "conselho" que eu recebia de uma pessoa próxima quando era criança "é melhor puxar saco do que puxar carroça". É, precisamos diferenciar a pérola do caco de vidro.

Graças ao exemplo da minha mãe, aquele foi um conselho que nunca entrou na minha cabeça. Prefiro puxar 10 carroças a depender de puxar saco de qualquer pessoa. 

Prefiro dormir em paz, sabendo que do meu concurso ninguém me tira. No meio de tantas incertezas políticas, estou sã e salva no meu cantinho. 

Claro que não sou rica. Não fiquei e nem vou ficar milionária por causa do meu concurso. Mas vejo, sim, que dinheiro não resolve problemas e nem traz a tão-almejada borboleta da felicidade. A felicidade é a coisa do jardim mesmo. 

Mas, como disse uma amiga, "Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a sofrer em Paris". 

Isso sim é vida!

Antes que você, jovem, venha me dizer que o dinheiro, no seu caso, traria, sim, a felicidade, deixa eu contar um segredo: não se apegue a essa ideia. 

Dinheiro ajuda bastante em vários aspectos, mas não resolve. 

Dinheiro não traz amor, felicidade, saúde. Ele paga as noitadas, a terapia, o plano de saúde.

A felicidade, mesmo, vem de dentro. Os problemas vem de fora, concordo, mas o dindim não resolve tudo aquilo. 

E quando você precisar de um amigo, não é o dinheiro que vai conseguir um para você. 

Conheço pessoas que tem muito dinheiro. Umas sabem viver e outras não. E é simples assim (ou quase). 

Na boa, de que adianta o dinheiro se for para viver isolado? Admiro as pessoas que fazem bom uso. Sem loucuras, na boa, aproveitando a vida. É para isso que ele serve. 

Sergio Jockymann tem um poema chamado "Os Votos" em que ele fala que você deve colocar um pouco de dinheiro na sua frente e falar "isso é meu" de vez em quando, para deixar claro quem é dono de quem. Adoro. 

É isso.

Um comentário:

Vanessa disse...

Boa!!!
Acho que dinheiro traz felicidade somente na transição entre o estado de miserabilidade (fome, frio, sem teto)para o estado das necessidades básicas supridas, entende? A partir daí, é como você disse: a felicidade vem de dentro.
beijocas.