segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Segredo de Um Casamento Bem Sucedido

Hoje vou compartilhar com vocês, caros leitores, tudo o que eu sei sobre um casamento bem sucedido, algo raro hoje em dia. Entenda-se por casamento bem sucedido aquele com mais de 10 anos de duração em que um não quer ver a caveira do outro. É, é difícil. 

Em primeiro lugar, o segredo não está numa festa magnífica, com tafetás, vestidos de grife e champagne Veuve Cliquot (isso é charme, luxo, etc).
Também, o segredo não estáem uma festa simples, só com a família e os amigos mais próximos. 

Não está em uma aliança de R$ 2.000,00 e nem em uma de R$ 200,00. 

Não está em juntar as moedas que sobram do almoço para comprar a lavadora de roupas e nem em ganhar tudo da família assim, de mão beijada. 

O segredo de um casamento bem sucedido não está no amor ou na paixão, como dizem os poetas, nem apenas na amizade. 

Não está na lua de mel em Veneza, Roma ou Paris. 

Não está no brilho do olhar de quem se ama e nem em uma aplicação financeira. 

O segredo está no compromisso. 

Simples assim. Compromisso.

Compromisso de estar com aquela pessoa mesmo quando é difícil. Nos altos e baixos, erros e acertos. Compromisso com você e com o outro.

Não está, por mais que digam, em nada tangível. 

Não está num pedaço de papel, que pode ser "revogado" a qualquer momento pelo divórcio.

O segredo está em querer dar certo. Só o amor não basta. Nem a amizade. É uma soma que, no fim, se resume a isso: Compromisso. 

"Eu prometo" deveria ser "eu me comprometo". 

Depois das promessas feitas no altar vem a vida real. E a vida real não é fácil. 

Por isso eu digo: é compromisso. 

Um padre uma vez falou que, para casar, você tem que querer fazer a outra pessoa feliz. Sair do seu "eu" para se doar a outra pessoa. E vice versa. Compromisso. 

Casamento é um contrato. Um contrato de união e convivência entre duas pessoas. Assim como os demais contratos, possui regras, direitos, obrigações e testemunhas. E o que é um contrato se não um compromisso? 
Quer ter um casamento de sucesso? Comprometa-se.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Que Ninguém Pode Me Tirar

Ontem, pensando sobre as eleições, refletindo sobre os problemas familiares que vivi, examinando a fundo tudo o que consegui, percebi, com certo atraso, que o que eu conquistei ninguém, literalmente, terá o poder de me tirar. Sou concursada na esfera federal, com estabilidade. Tenho meu próprio carro, tenho condições de arcar com um apartamento (por ora, vivo de aluguel).

Mas não me foi dado nada disso. Batalhei, suei, consegui. Nada foi fácil, nada foi de graça. Mas pode cair presidente, diretor, o que for, nada vai me tirar as conquistas pessoais.

Não tenho dívidas, exceto por prestações bestas no cartão de crédito (uma roupa, um celular, coisas assim compradas em algumas vezes), mas nunca deixei de pagar a fatura completa do cartão. Nem quando voltei de viagem. Nem quando tive que, praticamente do dia para a noite, mobiliar um apartamento. São vitórias que ninguém tira. 

E isso, algo tão simples, me fez sentir tão bem...